A importância dos vidros de segurança na construção civil
- Renan Orenga
- 21 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Você sabe o que são os vidros de segurança? E por que eles são importantes?
Conforme define a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são vidros de segurança aqueles vidros que o processo de fabricação reduz o risco de ferimentos, às pessoas que irão fazer uso de ambientes residenciais, comerciais e industriais, em caso de quebra.
Diante de tantos tipos de vidros disponíveis no mercado, apenas os vidros temperados, laminados e aramados são considerados vidros de segurança devido a um processo específico de fabricação que lhes garante uma fragmentação diferente caso sejam quebrados, proporcionando mais segurança às pessoas que irão fazer uso dos ambientes em que os vidros foram instalados.
Porém ainda é necessário levar em consideração a aplicação de cada vidro, como por exemplo: em fachadas (à partir do primeiro pavimento e abaixo de 1,10 m do piso), guarda-corpos, vidros não verticais (coberturas, marquises, claraboias), pisos, vitrines e estruturas, o vidro temperado não pode ser aplicado.
A seguir conheça um pouco sobre estes vidros.
Vidro Temperado:
O vidro temperado, é até 5 vezes mais resistente que o comum devido ao seu processo de fabricação. Ele tem sua resistência aumentada pela têmpera, que aquece e resfria o material rapidamente. Por conta dessas tensões, em caso de quebra o vidro estilhaça em pequenos fragmentos sem arestas e lascas o que é muito seguro, evitando ferimentos mais graves.

Vidro Laminado
O vidro laminado é composto por 2 laminados de vidros comuns ou temperados intercalados com uma ou mais películas de PVB (polivinil butiral), EVA ou Resina, fazendo com que, em caso de quebras, seus cacos fiquem presos à camada intermediária, evitando a abertura do vão, reduzindo o risco de acidentes, ferimentos e mantendo a área fechada e segura até que a substituição do vidro seja realizada.
Além da segurança, os vidros laminados também possuem diversos benefícios. Um exemplo é a filtragem de 99,6% dos raios ultravioleta, que são responsáveis por danificar móveis e objetos expostos ao sol por muito tempo. A redução de ruído também é um atributo buscado por aqueles que optam pelos vidros laminados.

Vidro Aramado
O vidro aramado é um vidro obtido por fundição e laminação contínuas, que possui uma malha de arame de aço dentro da sua massa.
Em caso de quebra, o vidro fica preso à tela metálica evitando a abertura do vão, reduzindo o risco de acidentes ou ferimentos. Ele pode ser utilizado em guarda-corpos, coberturas, marquises, claraboias, fachadas, portas, etc.

E então?
Ao adquirir vidros para a sua obra, é primordial você analisar as demandas do projeto e buscar por uma solução que não só seja esteticamente agradável, como também garantir a segurança de quem for ter contato com os vidros, já que a vida das pessoas pode correr risco se forem utilizados inadequadamente.
Rodrigo Fabiano Mori
Formado em Sistemas de Informação na UNESP, Técnico em Eletrônica no CTI-UNESP
Atuando no segmento de esquadrias de alumínio há mais de 20 anos, na gerência das áreas industrial, suprimentos, desenvolvimento de produtos e comercial, voltada para Construtoras, participante da Comissão de Estudos Especiais (ABNT/CEE-191) que elaborou a norma ABNT NBR 10.821.
Comentários